Dê forma aos seus músculos!

Dê forma aos seus músculos!

“Na verdade, eu não quero ganhar músculos, eu só quero tonificá-los.” É uma frase que os treinadores de ginástica tiveram que ouvir centenas de vezes, especialmente de mulheres que têm um medo irracional de se tornarem mulheres fortes no circo se decidirem treinar com pesos.

Quando na verdade existem duas razões relevantes para trabalhar a musculatura . Claro, sem excessos. “Nada é veneno, tudo é veneno, a diferença está na dose”, escreveu o médico medieval Paracelsus. O primeiro, e certamente o mais importante, é a saúde, embora seja o caso menos a priori – sendo o mais transcendente a longo prazo – e, depois, há o componente estético, que imediatamente nos preocupa, mas cujo protagonismo está declinando com a passagem da idade.

O objetivo de todos nós é ter um corpo eficiente, em estado fisiologicamente ótimo, sem doenças, sem lesões, sem patologias … Mas também queremos um corpo funcional, útil no dia a dia ; que somos capazes de nos levantar com alguma agilidade se caímos e, inclusive, cujos músculos nos impedem de tropeçar com mais frequência ou nos machucamos na primeira mudança, num movimento repentino: quando deixamos para trás nosso filho que está em perigo com a bicicleta ou, simplesmente, para não perder o ônibus. Essas reações do dia a dia vão ser mais simples com um corpo saudável e acostumado a um certo esforço muscular. É demonstrado pela medicina que o exercício físico reduz enormemente os problemas cardiovasculares que surgem após os 35 anos de idade . Só porque nosso corpo está preparado, nosso coração bombeia acostumado ao esforço.

E depois há o fator estético . Isso não vai além do que todos nós gostamos de demonstrar saúde e bem-estar: com vestido, com um terno, com jeans … Sentindo-se saudável e que as pessoas nos vêem melhor todos os dias. Mas deve ir em um segundo mandato. O equilíbrio é mais uma vez a chave: há pessoas muito aptas que não têm um corpo esteticamente grato e, ao contrário, que é “esmagado” diariamente e tem uma musculatura impressionante à primeira vista, mas seu coração não está saudável. .

No caso das mulheres, quem trabalhar nas máquinas costuma parecer, em regra, extremamente chato, é necessário encontrar alternativas ao recomendar exercícios para modelar os músculos, sem exageros. Com a tutoria de um treinador, ou por conta própria, fugindo do exercício convencional em equipamentos e levando-os para um espaço onde eles possam trabalhar de uma forma mais agradável.

Aqui estão alguns exercícios alternativos :

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– Mesa horizontal, com todo o peso do corpo bem apoiado nos antebraços ou descansando as mãos no tapete.

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– Placa lateral (mesma posição), que também pode ser feita com os antebraços ou com as mãos, apenas em vez de uma posição ventral, olhando para o chão, seria do lado.

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Ambos podem ser adicionados uma pequena oscilação, um ligeiro movimento dinâmico para aumentar sua intensidade, ou até mesmo remover suportes (um braço ou uma perna) e trabalhar em três suportes para aumentar o efeito de equilíbrio e o trabalho muscular em outra direção. Outros exercícios muito interessantes são aqueles que recomendamos há algumas semanas, quando falamos de HIIT (High Intensity Interval Training), ou treinamentos com intervalos muito intensos.

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